quarta-feira, 30 de abril de 2008

Virada Cultural 2008

A Virada Cultural de São Paulo aconteceu no último fim de semana (26 e 27 de abril) e se firma, a cada ano, como um dos mais importantes eventos culturais do país. Louvável. Admirável. Em 2008, sem incidentes, acidentes ou coisas do gênero. Tudo ocorreu na santa paz.


A Virada foi Cultural, mas como este é um blog que trata de comidinhas, façamos uma análise gastronômica do evento! Foram tantos acontecimentos, apresentações, aparições que era impossível participar de tudo e quando a fome bateu, achar o que comer foi uma aventura à parte! Nessa hora, o saquinho de m&m e a caixinha de tic-tac esquecidos no fundo da bolsa valeram por refeições completas e suculentas!!
E para não dizer que a Virada nada tinha a ver com comida, havia o palco Canja que estava servindo o melhor do rock e do blues. Mais de 160 músicos se revezaram durante as 24 horas do evento em jam sessions de dar água na boca (a melhor foi com Clemente, Redson, Mingau, Ari, Alonso* tocando The Clash... fantááááásticos!!). E para não sair dos galináceos, mais tarde, no palco dos Festivais Independentes, apresentou-se o Supergalo... não, não era a apresentação de um Chester, mas de uma excelente banda de Brasília** que, mesmo sob um sol de 99°C, me empolgou pra valer!
Apesar de alimentar a alma, nada disso enchia a barriga e na hora do vamos ver o que salvou de verdade, sem correr o risco de ter um distúrbio intestinal fora de hora, foi o Mercado Municipal. Antes mesmo do sol nascer, lá estava ele de portas abertas e de frutas frescas a postos. Comi uma salada de frutas que fez eu me sentir viva e saudável, mesmo depois de uma noite inteira de caminhadas e shows e esperas! Se passarem por lá, recomendo a banca do Francisco Simão, atendimento pra lá de simpático! E além da nítida frescura das frutas e da generosidade da porção, o preço é ainda mais apetitoso: R$ 2 a grande e R$ 1 a pequena. Caso a sua não seja a vida saudável, há também a barraca de pastel no andar térreo que abre antes que o galo cante. E é aqueeele pastel, heim!! Um pouco mais tarde, depois de ouvir algumas modas caipiras, o mezanino do Mercadão já abria os primeiros restaurantes e era hora de mandar cafeína pra dentro!! Pra acompanhar o cafézinho (grãos Lavazza que dão conta do recado e fazem bonito!), um belo lanche de mortadela no Mortadela Brasil (o lanche júnior mata a fome de duas pessoas famintas!). O parzinho é esse da foto. Apetitoso, né?! Um café da manhã meio junkie, mas muito válido para recarregar as energias!
Entre um show e outro, água, muita água! E uma cervejinha, afinal, ninguém é de ferro!!

Um fim de semana incrível, recheado de cultura e, procurando, dá até pra comer bem em plena madrugada! Ê São Paulo... amo, amo, amo!! Preparem-se para a Virada Cultural 2009. Vale fazer uma viagem pra São Paulo, vale marcar as férias para esse período, vale pedir folga, fale faltar no trabalho, vale deixar pra dormir qualquer outro dia, só não vale ter preguicinha!!


*não, não, não era o Fernando Alonso... nessa hora ele estava correndo... e quebrando na Espanha... que triste...
**a banda é boa mesmo! Se ficou curioso, conheça pelo : http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=77582154 e baixe os sons gratuitamente no: www.tramavirtual.com.br/supergalo . Recomendo, heim?!



domingo, 20 de abril de 2008

Almas gêmeas - teste do café

- Sagitário com ascendente em Áries e Lua em Leão!
- Sou Áries com ascendente em Leão e Lua em Sagitário!
- Praia ou montanha?
- Tenho casa em Paraty!
- Amo Paraty!!
- Gato ou cachorro?!
- Gatos! Muitos!
- Tenho quatro!!
- Gosta de crianças?
- Só das legais!!
- Aaaah, eu também!!!
- Rock ou Bossa Nova?!
- O bom e velho!
- Seeeeeeeeempre!!
- Sedan ou hatch?
- SUV!
- ...o melhor de dois mundos!
- Doce?!
- Chocolate...
- ...quanto mais, melhor!
- Acho que você é minha alma gêmea!
- Casa comigo?!
- Caso!
- Vamos brindar com café?!
- Eu faço! Forte?
- Muito!
- É Melitta, amor?
- O quê, amor?!
- O pó de café é o Melitta, amor???
- Não sei, amor! Acho que não?! Peguei o que estava na promoção!
- Como assim??????
- É, amor, Melitta custa caro!
- A diferença é de centavos e a qualidade é incomparável, amor!
- Mas quase nunca tem no mercado aqui perto. Só tem no mercado do outro lado da cidade!
- Ah, então quer dizer que além de canguinha, mão de vaca, você sofre de preguiça crônica?!
- E o trânsito até lá?! É infernal!!
- Tem metrô na porta!!!!!
- Pra que andar de metrô se tenho carro?!
- É por causa de pessoas como você que o mundo está virando uma panela de pressão!!
- O aquecimento global é decorrente de causas naturais, meu carro não tem nada a ver com isso! Além disso, se todos pensarem assim, economias, países irão à ruína!
- Se todos pensarem como você o planeta explode em menos de 50 anos!
- Até lá já terei morrido!
- Egoísta! Ignorante!
- Eco-insuportável! Preciosista!
- Não me casaria com você nem que fosse a última criatura do mundo!
- Prefiro morrer só a ter de dividir o mesmo teto com você!
- Não me procure mais! Estarei do outro lado da cidade!
- Não se preocupe, nunca mais apareço por lá!


É, minha gente, um café pode dizer muito mais sobre uma pessoa do que qualquer um possa imaginar!! Lembrem-se, façam sempre o teste do café antes de aceitar um pedido de casamento!


domingo, 13 de abril de 2008

Pelé Arena Café & Futebol

Quem nunca desejou, pelo menos uma vez, ser invisível?! Eu fiquei invisível. Pena que foi num lugar meio inusitado e numa hora bem inconveniente: foi no Pelé Arena Café & Futebol (Rua XV de Novembro, 194, Centro , São Paulo - tel.:3101-9096), bem no momento que eu estava louca por um cafézinho!! Foi incrível... vou contar!

Era uma ensolarada tarde de uma linda segunda-feira do mês de abril. Caminhava animadamente pelas inspiradoras ruas do centro velho de São Paulo quando de repente, não mais do que de repente, vem a necessidade de repor o nível de cafeína no sangue. Olho para um lado, olho para o outro e logo ali, a poucos passos, estava o reino do Rei Pelé que serve café! Oh! Que coincidência!!

Entrei feliz e sorridente. Havia algum tempo que quereria conhecer esse espaço, afinal, como boa futebolista que sou, precisava fazer justiça falando do café do Rei depois de ter falado do "café do Maradona". Estava movimentado (hora do cafézinho do pessoal da Bovespa!!!). Avistei uma mesinha que havia acabado de ser desocupada. Aboletei-me.

Aguardei. Aguardei. Aguardei. Bobinhamente, ainda não havia notado que se tratava de uma mesa mágica, instalada sobre um campo de energia que torna todo aquele que ali se instala... invisível!!

Um, dois, três atendentes passaram por mim. Outras mesas foram ocupadas, atendidas, servidas e desocupadas e eu ali e nada. Passados cinco minutos que estava lá, imperceptível, comecei a duvidar de minha condição de invisibilidade. Passei a utilizar meu olhar "oi-olá-boa-tarde-o-cardápio-por-favor", que é comprovadamente eficiente, e nada, nem ao menos um "só-um-segundo-que-já-atendo-a-senhorita-pois-estou-atendendo-mais-725-mesas" de um dos atendentes. Eu estava invisível! Dez (deeeeeeeeeeeeeeeez, como o número da camisa de Pelé) minutos se passaram e não havia o menor sinal de que seria vista por um dos três atendentes que estavam encostados do lado de fora do balcão. Uma das baristas (?), de vez em quando, olhava na minha direção com cara de ponto de interrogação... devia ser a feiticeira do reino que, com sua sensibilidade aflorada, notava uma presença estranha no ambiente. Eu!

Como estava zen, tal qual um monge budista*, resolvi não procurar pelo gerente, cutucar-lhe o ombro e dizer "Qualé??!!". Levantei, saí e fui tomar café no Caffè Latte (Rua do Comércio, 58, Centro), onde fui recebida com simpáticos sorrisos e boas tardes de todos por lá... e um cafézinho... hummm... fazendo jus ao bom atendimento!!

Ehhh, Rei, se Vossa Majestade soubesse o que andam fazendo de vosso reino... Pior é que o site do café não tem aquele (in)conveniente linkizinho "fale conosco". Daí quem se faz de invisível são eles. Chato, né?! Talvez um dia entre lá novamente, mas só se for com o Mendes** à tira colo!!


*em momentos de meditação, antes das justas manifestações a favor da independência do Tibete

**Sobre o Mendes: http://cheriaparis.blogspot.com/2008/02/o-garom-de-marseille.html, blog do Daniel Cariello, divertidíssimo!! Recomendo!!