sábado, 25 de julho de 2009

Eu só penso em você (...bebendo um café conforto)

Dias frios. Acabo ficando mais em casa, no quentinho das cobertas. Os pensamentos viajam ao sabor do coração. Mais tempo para pensar na vida... em quem está distante. Quero perto quem está longe, simplesmente porque a saudade me invade, me ocupa por inteiro, não deixando lugar para racionalidades como tempo e espaço. Ai, ai... a distância! Meio mundo nos separa. E uma espera que parece sem fim.

Sou só eu?! Ou parece que esses dias de temperaturas mais baixas deixam todos mais sensíveis?!

Ainda bem que há alguns artifícios para apaziguar essas saudades. Bebidas quentinhas, por exemplo!! Daí, a gente segura a caneca quentinha com as duas mãos enquanto bebe devagarinho e vai se lembrando de bons momentos e querendo outros melhores ainda.

Receitinha?! Claro que eu tenho!
Café Conforto

50 g de chocolate ao leite ou meio margo
75 ml de leite desnatado
75 ml de café coado bem forte
2 colheres de sopa de licor de chocolate
3 colheres de sopa de espuma de leite vaporizado (leite integral)
canela em pó para polvilhar

Coe o café. Num refratário (de preferência aqueles medidores com biquinho... isso vai facilitar sua vida!), derreta o chocolate no micorondas por 1 minuto. Com uma colher, mexa para uniformizar o derretimento. Em outro recipiente, aqueça o leite. Assim que ele estiver bem quente, vá incorporando ao chocolate aos poucos. Adicione o licor e o café e misture até que tudo esteja incorporado. Se isso levar muito tempo, com esse frio que anda fazendo, provavelmente a bebida já estará gelada... então, se necessário, volte a mistura ao microondas e aqueça por mais 30 ou 40 segundos. Prove um tiquinho para decidir se é necessário adoçar. Aqueça e vaporize o leite integral com o auxílio de um mixer*. Na xícara, caneca ou cumbuca de sua preferência, coloque duas colheres da espuma do leite vaporizado e, delicadamente, vá despejando o leite com chocolate, café e licor em fio no centro da espuma. Por último, coloque mais uma colher de espuma, polvilhe um pouco de canela em pó e proooooonto! É só correr para as cobertas de volta e beber seu café conforto!!

Essa bebidinha é quase um abraço de tão aconchegante que é! Ela quase me faz esquecer da saudade, só não me esqueço porque a falta que você me faz é maior... infinitamente maior. É inevitável, no inverno só consigo pensar em uma coisa: eu só penso em você, Verão! Saudades, querido, volta logo... estou quase morrendo congelada!

domingo, 19 de julho de 2009

Top 5: provérbios (...da cozinha para a vida)

'rapadura é doce, mas não é mole, não' - a vida se encarrega de provar isso... literal ou metaforicamente. Quem resolve provar a rapadura sabe que a recompensa é boa, saborosa e vale a pena, no entanto, para isso é preciso um certo esforço, empenho, determinação. Quantas e quantas vezes você já não se deparou com 'situações-rapadura' na vida?!


2° 'se a vida lhe der limões, faça uma limonada' - quem foi que disse que a vida seria um mar de rosas?! Mas não é por isso que todo mundo deve se descabelar! Este lindo provérbio é uma boa maneira de dizer que se deve sempre ver o lado positivo das coisas. Otimismo puro! Ao invés de ficar se lamentando diante dos reveses da vida, já que a maioria deles são inevitáveis, que tal tentar reverter a situação ao seu favor?! Ou fazer uma refrescante limonada para beber enquanto o espera a poeira baixar!


3° 'enquanto você ia com o milho, eu já voltava com o fubá' - alguém resolve bancar o espertinho com você, mas você é mais espertinho ainda. Taí, nessas horas esse provérbio cai como uma luva! Em situações mais extremas, é possível elevar o grau do ditado dizendo 'enquanto você ia com o milho, eu já voltava com o prato só com as migalhas do bolo que eu fiz com o fubá'! Vai encarar?


4° 'pimenta nos olhos dos outros é refresco' - ui! A Tropa de Choque deve pensar nisso quando faz aquela chuva de spray de pimenta para dispersar multidões, né?! Na verdade ela está distribuindo refresco! Gracinhas. Fica então uma pergunta: se nos olhos dos outros é refresco, pimenta no próprio olho é o quê?! Farofa???


5° 'quer moleza?! senta num pudim' - sabe aquele povinho folgado, que quer tudo de bandeja, nunca quer meter a mão na massa, quer colher os frutos sem plantar a árvore?! Esse provérbio é perfeito! Embora já tenha dado esse conselho a várias pessoas, não tenho relatos de alguém que tenha feito... mas deve ser uma situação bem... mole, né?!

domingo, 12 de julho de 2009

Spa na cozinha

Que tal preparar um dia de cuidados estéticos e carinho para você?!

Não, o tema do blog não mudou, continua sendo comidinhas... mas quem disse que o que você tem na cozinha serve apenas para preparar comida?! Abrindo armários e geladeira, vé possível encontrar um verdadeiro spa para se cuidar em casa mesmo.

É incrível como alguns ingredientes que fazem bem para a parte de dentro do nosso corpo também podem fazer muito bem para a parte de fora.

As receitinhas são todas muito simples. As opções são inúmeras, mas vou citar apenas aquelas que costumo fazer para mim mesma.

Para organizar as coisas, prepare um chá de camomila e coloque-o para gelar. Faça o mesmo com chá verde. Aproveitando o fogão, faça um chá de alecrim bem forte, mas mantenha-o quentinho... você vai fazer um escalda-pés!!

Partindo para a prática, comece pelos cabelos: misture 100 gramas de iogurte natural (em temperatura ambiente) a uma colher de sopa de azeite de oliva. Passe no comprimento e nas pontas dos cabelos... evite o contato com as raízes... isso pode deixar seu couro cabeludo oleoso. Deixe agir por 30 minutos. Se preferir coloque uma touca plástica.

Enquanto isso, pegue o chá de alecrim, coloque numa bacia que caiba seus pés, complete com mais água quente (o suficiente para que seus pezinhos fiquem submersos) e coloque um bom punhado de sal grosso. É basicamente o mesmo tempero de um pernil assado, né?!! hehehehe Para deixar a coisa mais relax ainda, assalte os brinquedos do seus filhos e coloque algumas bolinhas de gude (fubecas) no fundo da bacia, elas irão massagear a sola dos pés. Depois de um dia de salto alto (no caso das meninas) ou de chuteira apertada (no caso do meninos), isso é tudo que se pode querer! Lembrando que o alecrim é um excelente antisséptico, ajudando a limpar e cicatrizar possíveis pequenos cortes e bolhas.

Confortavelmente sentado(a) num sofá, de pés mergulhados na água quente, aproveite para tirar as olheiras! Mergulhe duas bolas de algodão no chá de camomila gelado e coloque-as sobre os olhos. Relaxe! Acenda velas aromáticas, coloque uma musiquinha agradável de fundo e esqueça da vida!

Quando a água da bacia começar a esfriar, hora de fazer uma esfoliação. Use uma mistura de meia xícara de chá de fubá, a mesma medida de açúcar cristal, uma colher de sopa de iogurte natural e duas colheres de óleo de amêndoa (...esse você não encontra na cozinha, ok?!). Vá pegando um pouco dessa mistura e faça movimentos circulares nos pés. Dedique mais tempo aos calcanhares e use mais delicadeza no peito e na planta. Use dois ou três minutos para cada pé. Dê uma enxaguadinha na água do escalda pé... só para não sair sujando a casa!

Hora de ir para o banheiro. Para esfoliar o corpo, misture meia xícara de chá de fubá, meia xícara de chá de açúcar refinado e três ou quatro colheres de sopa de óleo de amêndoas. Entre no box... para não emporcalhar o banheiro. Aplique a mistura no corpo todo fazendo movimentos circulares. Nas partes mais delicadas como a parte de dentro das coxas, braços e colo, aplique com menos força e por menos tempo, mais ou menos dois minutos. Já nas partes mais grossas como joelhos e cotovelos, aplique um pouco mais de força. Só depois de aplicar o esfoliante e massagear o corpo todo, ligue o chuveiro. Tire o excesso da msitura do corpo, então, lave o cabelo normalmente, com os produtos de hábito.

Saindo do chuveiro, hora de aproveitar que a água quente abriu seus poros e esfoliar o rosto. Para isso, use uma colher de sopa de mel misturada a mesma medida de fubá fino. Aplique nos rosto fazendo movimentos circulares com suavidade. Lave o rosto com água fria. Para aclamar os poros, aplique compressa com o chá verde gelado e se estiver num dia de coragem, passe uma pedrinha de gelo rapidamente pelo rosto (... não se demore, pois o gelo aplicado diretamente à pele pode queimar, heim?!).

Para finalizar, adicione uma colher de café de vinagre de maçã a um litro e meio de água fria. Despeje essa mistura nos cabelos já lavados, condicionados e enxaguados. Essa mistura vai dar um brilho incrível aos fios. Para não judiar, não precisa mirar o couro cabeludo! Pode privilegiar o comprimento e as pontas.

Use os hidratantes de costume no cropo e rosto. Pronto, você está um espetáculo!

Receitinhas simples e baratíssimas! Que tal experimentar, heim, heim?!


PS:... quer um programa completo de spa caseiro com direito a comidinhas leves e tudo mais?! Baixe o e-livro SPA EM CASA (http://panelinha.ig.com.br/site_novo/e_livros/spa_casa.php) no site Panelinha (www.panelinha.com.br) ... é de graça e é divino!