domingo, 4 de dezembro de 2011

Temporada Ouro Preto: Cafés!



Antes que qualquer coisa: milhões de desculpas pela longa demora na atualização. Fim de ano maluco! Mas fica como promessa (a ser cumprida) de ano novo: voltar a postar com regularidade. Pronto. Sem mais delongas, falemos de café!!!!

*


Lembram-se dos tempos de escola quando nas aulas de história falava-se na República do Café com Leite?? Foi a época da República Velha (1898 e 1930) quando houve um revezamentozinho de presidentes civis escolhidos entre paulistas e mineiros. O apelidinho da época tem uma razão: São Paulo era o grande produtor de café e Minas Gerais o de leite. Sacaram a dica?! hehehehe


Embora as coisas tenham mudado um 'tantim' nos últimos séculos, fazendo da região do sul de Minas uma grande produtora de café, a verdade é que em Ouro Preto, se você espera degustar deliciosos cafés e tal e tal... melhor não criar grandes espectativas!
Se por um lado ao café em si não impressiona, no quesito ambiente, os três cafés de Ouro Preto que conheci empatam com honrosa nota 10!


O primeiro deles, por ondem de visita:



A Cafeteria e Livraria Cultural fica no prédio da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), na Praça Tiradentes (à esquerda do Museu da Inconfidência). O ambiente é amplo e claro. O atendimento... hummm... lento e meio arrogante. Mas, depois de horas de subida e descida de ladeiras e mais ladeiras, é um lugar agradável para molhar a garganta e jogar conversa fora (aliás, o que mais se faz em Ouro Preto!!!). Ah, uma dica legal desse café são as latas decoradas de biscoito (bolachinha!) amanteigado (a!) com paisagens de Ouro Preto. Um mimo bem fofo para guardar de lembraça ou para presentear. Não é o único lugar que vende, mas é o mais barato! O café, bom, só para manter o nível de cafeína estável no sangue.

O segundo:


A Fábrica de Chocolate, também na Praça Tiradentes (à direita do Museu da Inconfidência) é o mais aconchegante dos três. A parte da frente é a loja de chocolates que você pode comprar para viagem ou para acompanhar seu cafezinho (que também não é o mais fantástico do mundo, mas, como disse anteriormente, serve para manutenção dos níveis de cafeína no sangue!!). Mais a frente, o pequeno (mas alto) salão onde ficam as mesas. Tem uma atmosfera antiguinha, aconchegante. Um grande espelho e diversas gravuras e fotos de Paris dão o tom do ambiente. Se o expresso não convence, as outras opções de bebidas agradam mais! O capuccino é delicioso... cremosíssimo e caprichado no chocolate! Vale a pena. O atendimento, esse sim, faz jus à simpatia mineira: gentil e atencioso. Na Praça Tiradentes, a melhor opção.

O terceiro:



Se o charme antiguinho costuma ser a opção de 9 entre 10 lojas em Ouro Preto, essa não foi a escolha do dono do Café Biscoito! O simpático bahiano, estudante de história da arte barroca, imprimiu um ar jovem e descontraído ao ambiente. De um lado, altas prateleiras com os tais biscoitos (de-li-ci-o-sooooooooooooos), disponíveis em saquinhos ou lindas caixinhas e do outro, um painel com inúmersas gravuras. O café... o melhor dos três! Há opções bem interessantes de cafés aromatizados. Provei o de anis: adorei! O cardápio ainda oferece cervejas artesanais. O inconveniente fica por conta da localização: ladeira abaixo! Depois da feirinha de pedra sabão, à esquerda, olhe para a ladeira mais íngrime de todas... é ela que será descida!!! Bom para quem está hospedado no Hotel Luxor, porque o Café Biscoito fica pertinho. Para quem está subindo a ladeira, essa é uma parada mais do que estratégica para reunir forças para chegar ao topo da ladeira!



Estão aí as dicas! Ah, sim, uma curiosidade comum aos três cafés: NENHUM DELES TINHA PÃO DE QUEIJO!!!!!!! Chocante, não?! Pois é... no primeiro e no terceiro cafés, as casas não oferecem a tão mineira iguaria e no segundo, 'tinha, mas acabou!'.