sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Feira-Livre


Feiras são pura poesia! As feiras, além de serem uma festa de cores, aromas, perfumes e sons, oferecem hortifrutis bem fresquinhos, logo nas primeiras horas do dia. Isso porque os feirantes acordaram muito antes do sol para deixar tudo pronto e ainda são capazes de abrir largos e simpáticos sorrisos o dia todo para toda a freguesia, que, aliás, na maioria das vezes é assídua. É curioso que em tempos tão loucos e frenéticos, as pessoas ainda reservem um tempinho em suas vidas para fazer a feira.
Percorrer bancas, pechinchar preços, provar aquele abacaxi docinho, docinho, conversar com o dono da banca que, se não se lembra do seu nome, chama logo de Dona Maria, importante mesmo é fazer você se sentir à vontade, reforçar os laços de amizade! E no final, pra completar o mágico e poético ritual, não pode faltar o incomparável, insubstituível, insuperável: pastel-de-feira! Não há dieta que resista a essa iguaria folclórica da vida de cada um e que só pode ser encontrado numa feira-livre. Até tentam imitar por aí, mas o legítimo, genuíno, só mesmo numa feira-livre.
Comprar frutas, verduras e legumes no supermercado não passa de uma compra. É frio, impessoal. Além dos produtos nunca serem tão fresquinhos, não há ninguém para você perguntar se o melão está docinho, se a batata é boa pra nhoque! Só uma ida à feira é um passeio, um evento! Se for de sábado ou domingo, então, pode ser considerado um passeio familiar.
Admiro sinceramente as feiras-livres, quem trabalha nelas e quem as freqüenta. Vida longa às feiras livres e que sempre haja um tempinho livre para esta tradição!

4 comentários:

Hugo Zanardi disse...

VIVA A FEIRAAAA!!! Desculpe não ter passado mto por aki, mas a vida tah cruel, porém toda quarta-feira eu passo na feira que tem no caminho d circo pra tomar (o que vc esqueceu) um delicioso Caldo-de-Cana, só que infelizmente não posso comer pastel as 8h da mnhã, pq tenho que treinar, mas o cheirinho enche meu olfato e começo bem meu dia!!!

FabiCatarse!! disse...

...mas é claro! Tem também o caldo de cana!!! Como podeira deixá-lo de fora??!!! hehehehe

Ricardo Castilho disse...

Isso, sem falar, que vamos experimentando de tudo, de mandioca cozida a deliciosas fatias de abacaxi, um pedaço de melancia ou uma rodela de laranja. Feira é uma festa.

FabiCatarse!! disse...

Sobre uma feira na França, não deixem de ler um blog que gosto muito: http://cheriaparis.blogspot.com/