domingo, 28 de outubro de 2007

Brigadeiro ou Beijinho?!

Como chocólatra mais do que assumida, acho o brigadeiro imbatível! No entanto, andei cismada com coco nos últimos tempos... coisas feitas com coco são tão gostosas, não?!
O brigadeiro é um doce que lembra infância (...que tipo de monstro seria capaz de fazer uma festa de aniversário de criança e não oferecer brigadeiros???!). Tem chocolate por dentro e por fora. Quando bem feito, fica macio, levemente puxa-puxa, aliás, brigadeiro TEM de ser caseiro... aquelas gororobas prontas não deveriam levar a alcunha de brigadeiro... não passam de soldados rasos! O chocolate granulado (preferencialmente o macio) dá o toque de delícia.
Já o beijinho começa gostosinho pelo nome! A combinação de coco com leite condensado é divina! É um doce suave, meio gordinho, mas leva fruta na receita... E se tem fruta é saudável, não é??!!! hehehehe Ah! Importante, por fora, tem de ser coberto por coco também. Não gosto quando o beijinho é envolto em açúcar cristal... fica quebrando no dente! Assim como seu concorrente, o caseiro é infinitamente mais gostoso!
É raro, mas há quem prefira o docinho de coco ao de chocolate. Para resolver esse dilema, hoje, resolvi fazer os dois! Ficou na dúvida também?! Faça! É rapidinho, fica pronto em meia hora:

1/2 lata de leite condensado Moça (indiscutivelmente o melhor) desnatado ( 95% menos gordura! já que você vai mandar os dois doces de uma vez, não custa deixá-los menos gordinhos!)
1 colher rasa de margarina light
1 colher bem cheia de chocolate em pó (se tiver cacau em pó melhor ainda... se não tiver nenhum dos dois pode colocar o bom e velho achocolatado, mas capricha na colherada!)
chocolate granulado para finalizar

Coloque os três primeiros ingredientes numa panela e vá mexendo, com uma colher de pau em fogo brando, sem parar, durante mais ou menos dez minutos (depende da panela e da chama do fogão). Quando você começar a ver o fundo da panela, conte até dez e desligue o fogo. Despeje sobre um prato untado com margarina e deixe esfriar. Unte as mãos com margarina, faça bolinhas e passe no granulado. Pronto! Reserve (se conseguir!) até o beijinho ficar pronto também:
a outra 1/2 lata do mesmo leite condensado (rende porções individuais de 15 doces de cada!)
50g de coco ralado (preferencialmente os desengordurados e sem açúcar, seguindo o princípio da desgordinização)
1 colher rasa de margarina light
25g (aproximadamente, viu... não precisa levar na padaria pra pesar!) de coco ralado para finalizar
(se gostar, adicione uma fumacinha de cravo da índia em pó)

O modo de fazer é idêntico ao do brigadeiro: misture tudo, leve ao fogo, mexa até atingir o ponto, deixe esfriar, enrole, passe no coco; em seguida, pegue os brigadeiros que sobraram, sente-se num lugar bem confortável, sozinho (pra não ter de dividir com ninguém*) e vá intercalando um e outro. Analise friamente.

Não posso deixar de dizer que ainda não consegui chegar a uma conclusão. Sendo assim, novos testes deverão ser feitos em breve!!! hehehehe

*não, não, não se trata de gula, muito menos de egoísmo, afinal, há de se levar em conta o aspecto empírico-científico da degustação... se ficar dividindo, será ainda mais difícil chegar a alguma conclusão plausível tendo uma amostragem tão reduzida!!!!

2 comentários:

Morgs! disse...

Beijinho always!

Anônimo disse...

Fabi!!!!
Tá arrasando hein?!!!

Ótimos textos....
entra no msn..
beijos, beijos...
Gal