quarta-feira, 30 de abril de 2008

Virada Cultural 2008

A Virada Cultural de São Paulo aconteceu no último fim de semana (26 e 27 de abril) e se firma, a cada ano, como um dos mais importantes eventos culturais do país. Louvável. Admirável. Em 2008, sem incidentes, acidentes ou coisas do gênero. Tudo ocorreu na santa paz.


A Virada foi Cultural, mas como este é um blog que trata de comidinhas, façamos uma análise gastronômica do evento! Foram tantos acontecimentos, apresentações, aparições que era impossível participar de tudo e quando a fome bateu, achar o que comer foi uma aventura à parte! Nessa hora, o saquinho de m&m e a caixinha de tic-tac esquecidos no fundo da bolsa valeram por refeições completas e suculentas!!
E para não dizer que a Virada nada tinha a ver com comida, havia o palco Canja que estava servindo o melhor do rock e do blues. Mais de 160 músicos se revezaram durante as 24 horas do evento em jam sessions de dar água na boca (a melhor foi com Clemente, Redson, Mingau, Ari, Alonso* tocando The Clash... fantááááásticos!!). E para não sair dos galináceos, mais tarde, no palco dos Festivais Independentes, apresentou-se o Supergalo... não, não era a apresentação de um Chester, mas de uma excelente banda de Brasília** que, mesmo sob um sol de 99°C, me empolgou pra valer!
Apesar de alimentar a alma, nada disso enchia a barriga e na hora do vamos ver o que salvou de verdade, sem correr o risco de ter um distúrbio intestinal fora de hora, foi o Mercado Municipal. Antes mesmo do sol nascer, lá estava ele de portas abertas e de frutas frescas a postos. Comi uma salada de frutas que fez eu me sentir viva e saudável, mesmo depois de uma noite inteira de caminhadas e shows e esperas! Se passarem por lá, recomendo a banca do Francisco Simão, atendimento pra lá de simpático! E além da nítida frescura das frutas e da generosidade da porção, o preço é ainda mais apetitoso: R$ 2 a grande e R$ 1 a pequena. Caso a sua não seja a vida saudável, há também a barraca de pastel no andar térreo que abre antes que o galo cante. E é aqueeele pastel, heim!! Um pouco mais tarde, depois de ouvir algumas modas caipiras, o mezanino do Mercadão já abria os primeiros restaurantes e era hora de mandar cafeína pra dentro!! Pra acompanhar o cafézinho (grãos Lavazza que dão conta do recado e fazem bonito!), um belo lanche de mortadela no Mortadela Brasil (o lanche júnior mata a fome de duas pessoas famintas!). O parzinho é esse da foto. Apetitoso, né?! Um café da manhã meio junkie, mas muito válido para recarregar as energias!
Entre um show e outro, água, muita água! E uma cervejinha, afinal, ninguém é de ferro!!

Um fim de semana incrível, recheado de cultura e, procurando, dá até pra comer bem em plena madrugada! Ê São Paulo... amo, amo, amo!! Preparem-se para a Virada Cultural 2009. Vale fazer uma viagem pra São Paulo, vale marcar as férias para esse período, vale pedir folga, fale faltar no trabalho, vale deixar pra dormir qualquer outro dia, só não vale ter preguicinha!!


*não, não, não era o Fernando Alonso... nessa hora ele estava correndo... e quebrando na Espanha... que triste...
**a banda é boa mesmo! Se ficou curioso, conheça pelo : http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=77582154 e baixe os sons gratuitamente no: www.tramavirtual.com.br/supergalo . Recomendo, heim?!



Um comentário:

Regis disse...

foi fabuloso!!!!!!!!! companhia e shows muito bons!!! pena o cheiro de mijo!!!