domingo, 12 de abril de 2009

É Páscoa!!


Depois da Sexta-feira do Peixão*, do Sábado de Aleluia... finalmente é Páscoa! Gastronomicamente, o feriado mais delicioso, perfumado, crocante, trufado, cremoso de todos. O prato principal?! Chocolate! Muito chocolate, o dia todo, de todos os tipos. Chocolate no café da manhã, no almoço, no lanche da tarde, no jantar e antes de dormir. Ueba!

Tão logo o carnaval solte sua última serpentina no ar, o comércio já se veste de coelho e sai exibindo chocolates de todas as formas por aí. É impossível passar impune. A lambança já começa na quaresma: um 'bombonzinho' aqui, um 'tabletinho' acolá. São quarenta dias de tendas infinitas de ovos nos supermercados, litros de chocolate sendo derramados nos comerciais da tv, folhetos na porta de casa tentando nos convencer de que, pagando em 12 vezes no cartão, os ovos que queremos não saem tãããão caros quanto parecem (ah, tá!)... e assim aguardamos ansiosamente o domingo de Páscoa.

Quando finalmente chega, todo mundo vira criança nesse dia. Não que os marmanjos saiam seguindo patinhas de coelho pela casa em busca de ovos escondidos, não, não, longe disso. Quando crescemos, ficamos mais velhos, sábios e maduros, sabemos perfeitamente onde ficam os ovos de chocolate e vamos direto ao ponto: o armário da cozinha!! Também descobrimos que não são os coelhos que 'botam' os ovos de chocolate no armário e para que cheguem lá, depois de adultos, passamos a desejar ter uma galinha que bote ovos de ouro para comprarmos os ovos de chocolate que têm ficado cada vez mais caros! E por mais 'maduros' que estejamos, sempre esperamos ganhar muitos ovos do pai, da mãe, dos tios, dos padrinhos... ganhar ovos de Páscoa sempre nos deixa mais crianças, mais inocentes... a ponto de nem ficarmos pensando em quantos trilhões de calorias estamos ingerindo num único dia!

Mas, ainda que os ovos de chocolate predominem os pensamentos, Páscoa não é só isso, pois não?! A Páscoa é um dia do ano para pensarmos no renascimento. Independentemente de religiões e crenças, que esse seja um momento para pensarmos em tudo de bom que pode e deve renascer. Que renasçam a esperança em si e nos outros, a fé em dias melhores, a generosidade nos atos. Renasçamos mais felizes, mais fortes, mais otimistas (mais!). Renasçamos com o mundo, para o mundo. Não vamos deixar que a Páscoa, esse ano, marque apenas o renascimento das espinhas no rosto e dos quilinhos por todo o corpo, heim?! Feliz Páscoa a todos!


*com todo respeito à paixão de Cristo, mas diz aí se toda Sexta-feira Santa não rola um peixão no almoço, heim, heim?!

Nenhum comentário: