domingo, 19 de julho de 2009

Top 5: provérbios (...da cozinha para a vida)

'rapadura é doce, mas não é mole, não' - a vida se encarrega de provar isso... literal ou metaforicamente. Quem resolve provar a rapadura sabe que a recompensa é boa, saborosa e vale a pena, no entanto, para isso é preciso um certo esforço, empenho, determinação. Quantas e quantas vezes você já não se deparou com 'situações-rapadura' na vida?!


2° 'se a vida lhe der limões, faça uma limonada' - quem foi que disse que a vida seria um mar de rosas?! Mas não é por isso que todo mundo deve se descabelar! Este lindo provérbio é uma boa maneira de dizer que se deve sempre ver o lado positivo das coisas. Otimismo puro! Ao invés de ficar se lamentando diante dos reveses da vida, já que a maioria deles são inevitáveis, que tal tentar reverter a situação ao seu favor?! Ou fazer uma refrescante limonada para beber enquanto o espera a poeira baixar!


3° 'enquanto você ia com o milho, eu já voltava com o fubá' - alguém resolve bancar o espertinho com você, mas você é mais espertinho ainda. Taí, nessas horas esse provérbio cai como uma luva! Em situações mais extremas, é possível elevar o grau do ditado dizendo 'enquanto você ia com o milho, eu já voltava com o prato só com as migalhas do bolo que eu fiz com o fubá'! Vai encarar?


4° 'pimenta nos olhos dos outros é refresco' - ui! A Tropa de Choque deve pensar nisso quando faz aquela chuva de spray de pimenta para dispersar multidões, né?! Na verdade ela está distribuindo refresco! Gracinhas. Fica então uma pergunta: se nos olhos dos outros é refresco, pimenta no próprio olho é o quê?! Farofa???


5° 'quer moleza?! senta num pudim' - sabe aquele povinho folgado, que quer tudo de bandeja, nunca quer meter a mão na massa, quer colher os frutos sem plantar a árvore?! Esse provérbio é perfeito! Embora já tenha dado esse conselho a várias pessoas, não tenho relatos de alguém que tenha feito... mas deve ser uma situação bem... mole, né?!

3 comentários:

Carolina Andrade disse...

Esse top five foi ótemo!!! E é bem por ai mesmo!! Beijos e boa semana.

mulher de fases disse...

Eu ainda acrescentaria: se a vida te der lim~eos, faça uma caipirinha...

Unknown disse...

Valeu, Carol! E são tantos que foi difícil escolher... dá até pra rolar um parte 2!!
.
Mulher de fases, adorei a ideia!! hehehehe
.
BjS!