segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sim, chegou a vez dos vegetais na rodada das epidemias



Depois das pobres vaquinhas terem ficado loucas, das galinhas e porcos terem gripado, o mote da histeria da vez, na ausência de outros animais de consumo humano, são os pobres vegetais!



Vacas, galinhas e porcos comemoram:


- Dessa vez pelo menos não sobrou pra gente - declarou Mimosa à imprensa.

- Se bem que, de um jeito ou de outro, a gente acaba morrendo, né?! - completou, sabiamente, Penosa.

- Antes morrer tendo alguma utilidade, né não? Porque a rejeição é que mata de verdade e mata de tristeza - acrescentou, filosoficamente Robusto, o porco, na coletiva dada pelos representantes das três espécies animais que já foram tidas como inimigas da saúde humana.



Andam dizendo por aí que a bactéria, nunca antes vista (!), denominada E. coli, uma variante da Escherichia coli, hospeda-se em vegetais, principalmente pepinos e tomates. Nos seres humanos os efeitos são devastadores e muito graves. Até o momento, 23 pessoas foram vítimas dessa bactéria na Europa.



Inúmeros testes estão sendo feitos para identificar a origem da epidemia e, das amostras de vegetais coletadas e analisadas, supostamente contaminadas, os resultados foram negativos. Mas as autoridades sanitárias européias continuam desaconselhando o consumo desses vegetais.



O que será da Itália sem poder consumir tomates, meu Deus?!



Ainda que não se possa garantir que a proliferação das bactérias tenham partido da dupla de vegetais, é inegável que o estrago já está feito. Lembram-se da gripe suína? Embora jurassem de pés juntos que o consumo da carne não causava danos à saúde humana, inúmeros criadores desse animal viram suas criações multiplicarem-se nos criadouros sem ter quem as comprassem. Além dos prejuízos sanitários, há os incalculáveis prejuízos financieros e econômicos dos produtores dessas espécies que viram vilões de uma hora para outra.



Até que se descubra a origem, todos os supostos culpados são automaticamente condenados. Claro e evidente que não se pode esconder do conhecimento público qualquer que seja a suspeita para que o máximo de pessoas evite determinado alimento, mas nesse momento, uma luzinha amarela acende na minha cabeça. Não se trata de uma lampadazinha de boa ideia, mas de um sinalzinho de alerta: muito estranho esse rodízio de surtos entre as espécies, não?! Muito 'teoria da conspiração' para o gosto de vocês?! Não sei, não sei, pelo sim ou pelo não, o melhor remédio contra o surto de boatos é boa informação e senso crítico.



Pobres pepinos e tomates... e vocês legumes que achavam que estariam livres. O que dirão agora os vegetarianos, heim?



Pelas minhas contas, passado o pepino com os pepinos (aaaaaah, trocadilho inevitável, por favor, me perdoem!) e tomates, pelas minhas contas, só restará o surto de pedras contaminadas... ainda bem que o consumo de pedras por humanos é bem baixo, né?!



De qualquer forma, ainda que o surto não tenha chegado ao Brasil, vale a dica: lavem e cozinhem muito bem todos os alimentos. Esse cuidado nunca é demais!

2 comentários:

Ricardo disse...

Fabi, acredito que os italianos estejam a salvo, já que consomem os tomates na forma de molhos.

Pior foi o meu note, que virou um pepino só por causa de um vírus que não consigo eliminar de jeito nenhum.

Silvestre Gavinha disse...

Oi Fabiii...
Pois é, to voltando, to voltando...
Você, que nunca sumiu, continua ÓTEMA.
Beijo krida