domingo, 11 de maio de 2008

Herança de Mãe

Nossa relação com a cozinha tem tudo a ver com nossas mães. Vendo a relação que elas têm com a cozinha, podemos vir a desenvolver e aprimorar suas habilidades ou, em caso de mamãe pouco familiarizada com as panelas, vir a sofrer do mesmo mal!! O inverso disso tudo também é perfeitamente possível. Filhos de mães chefs sentem-se intimadados e preferem nem tentar cozinhar, por sua vez, filhos de mães que nunca foram muito chegadas às artes culinárias,tornam-se exímios cozinheiros. Não há regra, porém, é dessa relação que se desenvolve nossos primeiros hábitos alimentares.
Mães que gostam de cozinhar podem, com mais facilidade, fazer com que seus filhos tenham uma boa relação com a cozinha e os alimentos. O que não significa que o esmero no preparo das refeições faça com que os pimpolhos sejam um exemplo de alimentação equilibrada, mas que facilita... ah, isso facilita sim!! Ainda que seja, como no meu caso, a longo prazo.

As primeiras aulas de cozinha temos com nossas mães. E, geralmente, as levamos para o resto da vida. Aquele jeitinho de preparar o arroz. Os temperos que aprendemos a gostar. A marca de café favorita (importantíssimo!!). E por aí vai, uma infinidade de pequenos detalhes que, com o passar do tempo, vão se transformando, sem que possamos perceber, no nosso próprio modo de cozinhar. Muito mais do que herança génetica, cozinhar tem realção direta com convivência,observação e prática. Trata-se de herança cultural e afetiva.

Tenho a imensa felicidade de ter uma mãe que cozinha muitíssimo bem, gosta de preparar boa comida, sempre se preocupou com a qualidade do que leva à mesa, tem inteligência e habilidade para preparar novas receitas e uma generosidade infinita para ensinar os truques mágicos dessa arte. Sorte a minha!!

Pena que nem todos tenham a mesma sorte, pois cada vez menos mamães têm a mesma disponibilidade para a cozinha. São sintomas dos novos tempos em que elas têm de ser mãe, pai, provedora. Cozinhar, infelizmente e em muitos casos, se tornou apenas mais uma tarefa no longo e exaustivo dia. Mas há quem, mesmo depois de um interminável período, aproveite as poucas horas disponíveis para fazer do preparo da refeição um momento especial, de comunhão, afinal, não há tempo (ou falta dele) que faça com que as mães deixem de se preocupar com o sustento e desenvolvimento de seus filhotes, sejam eles bebês ou marmanjos!! É da natureza de toda e qualquer mãe.

A todas as mamães, as habilidosas e as que tentam do fundo do coração, um lindo, saboroso, sucolento e feliz dia das mães!!

PS: Parabéns, também, a todos os papais, que por uma razão ou outra, assumiram a dupla função de pai e mãe!


Um comentário:

Regis disse...

sim, mesmo depois que as mães perdem a mão a gente ainda conserva os truques ensinados em seus tempos áureos!!!!!
mãe, um beijo!