domingo, 18 de maio de 2008

Maçã. Sempre pronta para viagem!!

Está para nascer, ou melhor, está para ser geneticamente modificada uma fruta que seja mais perfeita do que a maçã! Pode até ser que a fruta em questão não seja a preferida por todos, o que acho difícil, mas temos de concordar com uma coisa: ela é a mais prática de todas.

Creio que seja a única que se pode carregar na bolsa para um lanchinho na rua sem grandes prejuízos. O que não se pode fazer, por exemplo, com uma pêra que se machuca à toa, ou um caqui, dada sua tendência natural a se transformar em geléia ao menor toque. Já a melancia, o melão ou até mesmo o coco, com suas cascas blindadas, conservam intactas suas polpas, porém, tratam-se de frutas domésticas. Quem seria capaz de carregar um melão na bolsa pra matar aquela fominha fora de hora?! Ou um coco??? Só se a britadeira para abri-lo couber na mesma bolsa!! A melancia pode até caber nas superfashions maxi-bolsas femininas, mas haja ombro pra carregá-la, heim?!! Com a maçã não tem erro, cabe em qualquer cantinho, suporta certa pressão (metrô em horário de pico não vale... até o coco se amassaria!), sem contar que fica ainda mais gostosa quando consumida com casca: não produz lixo! Além disso, não exala odores que atraem legiões de mosquitinhos como a coitada da banana ou que afaste as pessoas, como a goiaba*.

Nutricionalmente falando, a maçã é o que se pode chamar de fruta milionária em nutrientes (cálcio, potássio, fósforo, vitaminas A, B, C, dentre outros). Como se não bastasse tudo isso, esta maravilha tem sido alvo de inúmeras pesquisas, pois descobriu-se que sua casca contém substâncias que protegem o corpo contra o câncer**!! Só isso já deveria bastar para todo mundo comer pelo menos uma maçãzinha por dia, não?!

Além de ser fácil de carregar e comer, de matar a fome, de oferecer inúmeros nutrientes, prevenir contra o câncer, a senhorita perfeita, por ser rica em água, ainda é capaz de matar a sede!! Principalmente quando é uma daquelas bem sucolentas, como a Fuji.
E por falar em tipo, a maçã tem opções para inúmeros paladares: Gala (mais adocicada e macia), Fuji (um pouco mais ácida e sucolenta), Verde (azedinha e sucolenta), Argentina (ideais para serem raspadinhas e dadas aos bebês)... para mencionar as mais comuns nas feiras e supermercados. Não tem desculpa! É só escolher!

Símbolo do pecado original, a maçã tem sido citada, comida, apreciada, estudada há séculos e, acreditem, pecado mesmo é não comê-la. Nossas vovós já diziam: "uma maçã por dia mantém os médico longe de nós"*** e a ciência tem comprovado a veracidade desse dito popular difundido pelas boas velhinhas. Por isso sempre carrego uma boa maçã comigo, afinal, ela está sempre pronta para viagem!

*eu pelo mesno fico longe!!
***para saber mais: http://www.news.med.br/index.pl?C=A&V=66506F737449443D3131333031266163743D73686F7752656164436F6D6D656E7473
***no caso das vovós inglesas: "a apple a day, doctors away"

Nenhum comentário: