domingo, 18 de janeiro de 2009

Já que o verão chegou...

É sempre bom ter uma boa desculpa pra tudo nessa vida, não é mesmo?! Para aquela cervejinha na sexta-feira, a desculpa é que a semana foi muito estressante... ou foi muito boa... e por isso merecemos uma happy hour de leve! Para comermos aquele chocolate imenso a desculpa é uma ansiedade galopante que resolveu aparecer e só muito chocolate pode dar um jeito! Para sair da dieta, desculpas não faltam: estamos felizes demais, ou tristes demais, estamos com amigos, estamos sozinhos... e por aí vai! Bom mesmo é quando podemos usar uma desculpa para nos fazermos boas ações.
O verão chegou há algum tempinho, mas, pelo menos aqui em São Paulo, só resolveu agir como a estação mais quente do ano nos últimos dias. Seja como for, os dias mais quentes são o motivo perfeito para algumas atitudes bem saudáveis, como se exercitar mais, afinal, os dias mais claros jogam a gente da cama mais cedo e uma boa caminhada logo pela manhã ativa corpo e mente. Além disso, nesses dias acabamos sentindo mais sede e, consequentemente, ingerimos mais líquidos (lógico que nessa categoria, estamos falando de água, sucos, água de coco... cerveja é outro departamento, certo?!) e nos hidratarmos mais é ótimo para o bom funcionamento do organismo.
Dias quentes também pedem uma alimentação mais leve, fresquinha. Saladas são a pedida da estação. Porém, ainda que não faltem desculpas para comermos salada todos os dias, aquele prato de alface não parece ser um convite apetitoso para um banquete.
A mais clássica das saladas, a de alface, pode ser também a mais sem graça se não dermos uma caprichada no sabor. Para isso, nada melhor do que os molhospara salada. Porém, se a idéia é usar a saladinha como desculpa para uma dieta, é preciso tomar cuidado, pois alguns molhos prontos podem deixar sua inocente verdura bem gordinha.
Então, que tal uma receitinha caseira de molho para salada, que, além de light é saudável, saboroso, prático e versátil?! São desculpas suficientes para fazê-lo, não?! Lá vai:

1 colher de sobremesa de iogurte desnatado
1/2 colher de sobremesa de azeite de oliva extra virgem
1 colher de café de mostarda
1 colher de café de molho de pimenta
1 colher de café de wasabi (... é aquela pastinha verde, mais conhecida como raiz forte)
1 colher de sobremesa de salsinha bem picadinha
1 pitada de sal
(se fizer muita, muita, muita questão: 1/3 de colher de sobremesa de maionese zero ou light)

O modo de preparo é complicadíssimo e por isso, requer extremas habilidade e atenção: mis-tu-re to-dos os in-gre-di-en-tes num po-ti-nho. Em se-gui-da, dis-tri-bu-a so-bre a al-fa-ce já la-va-da. Pron-to, é só ser-vir! Uf! Entenderam?! Siiiiiiiiim! Então não tem desculpa!

Essa receita é só uma desculpa, digo, uma sugestão que pode, perfeitamente, sofrer todo tipo de variação de acordo com o gosto de cada um ou conforme as opções da geladeira! A salada também pode e deve levar mais ingredientes como tomate, cenoura ralada, outras folhas como rúcula e agrião. São tantas opções que vai ser difícil arrumar desculpa para não variar todos os dias e passar o verão todinho fazendo refeições mais leves e saudáveis!
Aproveitem o verão e todas as desculpas que ele oferece!

6 comentários:

Ana Medeiros disse...

Imagina se eu tiraria seu blog de lá flor...adoro essas cronicas maravilhosas que vc escreve!

Acontece que perdi todos os meus links...buá...to colocando um po um novamente!

Beijocas

Unknown disse...

Fabi, adorei o seu blog, estou linkando no Manga para te acompanhar sempre!
Falando sobre as maquinas de pães, eu tenho horror e brigo com quem compra, falo que nunca saberá como é trabalhar um pão, fazendo com máquina de pão, como pode né menina?!
Bjs e obrigada pelo seu carinho viu!

Talita Dona Perfeitinha disse...

Que legal, Fabi!

Sabe o que o calor gera aqui em casa? A desculpa de brincar muito com minha filha na piscininha de plástico. Ela sente calor e já quer me puxar em direção ao banheiro dizendo "água, mamãe, água". O desculpa gostosa... fico lá com ela por horas brincando de ensaboar a boneca.

Beijos,
Talita.

As Turcas disse...

Que bacana você tb é turquinha. Adorei seu blog. Bjs Katia

Unknown disse...

Ana, obrigada! Elogio de Prendada é uma coisa, né?! Tô me achando! hehehe

Nana, máquina de pão pode até ser prática, mas o pão fica tããããããão com car de pão pullman... nem dá pra chamar de pão caseiro... O contato com a massa é uma sensação tão gostosa que só quem faz sabe, né não?!

Talita, como não tenho filhos, tenho que arrumar outra desculpa pra brincar na água... daí lavar roupa acaba sendo sempre mais demorado no verão!!! hehehehehe Bem amélia, né?! kkkkkkkkkk

Kátia, Turcas!! O comentário voltou!!! kkkkkkkkkkkk Que doido! Obrigada pela visitinha!? Voltem sempre... aquio sempre tem café fresquinho pros amigos!

Bjs a todas!

As Turcas disse...

Deixei um post em sua homenagem. Bjs As Turcas