domingo, 21 de junho de 2009

O que foi que eu disse?!

Quando escrevi o post "A genialidade por trás da comida de avião*", terminei dizendo as seguintes palavras: "(...) Ouçam todos, é melhor parar de reclamar da raçãozinha atualmente distribuída, temo que chegará o tempo em que a cozinha dos aviões se resumirá a um forno de microondas onde as quentinhas, trazidas pelos próprios passageiros, evidentemente, serão rapidamente aquecidas! Escrevam o que estou dizendo... ".
Acharam graça?!
Qual não foi meu espanto quando li no Estadão** a notícia intitulada "Nos aviões, lanche pago e taxa de banheiro***". A prática de cobrança de taxas extras já é adotada em algumas companhias aéreas estrangeiras e agora passa a ser utilizada pela brasileiríssima e espertíssima Gol.
É o seguinte, desde o início do mês, os passageiros que embarcam em Guarulhos com destino a Belém, Fortaleza, Natal, Porto Alegre e Salvador, além do kit-recreio (amendoim, refri e barrinha de cereal), terão a opção de pedir um combo (lanche, bebida não alcoólica e um chocolate), desde que paguem por ele, claro!

Há três opções de sanduíche: saudável (!), gourmet, caprese e kids. Cada um por R$10. Caro, heim?! O tal combo, para não morrer engasgado e poder tirar o gosto ruim da boca, sai por R$ 15.

Não, não, não é piada! Agora, na Gol é assim: "quer encher a barriginha no avião?! Peça pelo número!!". E sabe qual a justificativa?! Segundo eles: "a companhia decidiu começar o serviço depois de realizar pesquisas com os clientes". Oi?! Daria um tequinho da unha do meu dedo mindinho da mão esquerda para ver um desses formulários de pesquisa. O que será que perguntaram para chegar à brilhante conclusão de que os passageiros estariam sedentos por viajar numa lanchonete voadora?!
Se pensarmos na criatividade dos brasileiros, não demora nada para surgir um novo segmento nesse mercado. Vai chegar a hora que, em pleno ar, lá do fundo da aeronave, surgirá alguém, de isopor em punho, gritando: "Refrigerante, cerveja e água é dois real, é geladinho, aqui na minha mão". Duvida?! Mais um pouco e a própria Gol (ou outra companhia aérea, empolgada com o sucesso do novo ramo) irá lotear e alugar pequenos espaços dentro do avião para instalação de, digamos, quiosques onde o pequeno empreendedor poderá colocar uma máquina de churrasquinho grego, um carrinho de cachorro quente e muito mais... as possibilidades são inúmeras e, com perdão do trocadilho horrendo, o céu é o limite, ou melhor, nem o céu é limite!!

Nesse ritmo, a possibilidade de colocarem o microondas no avião para aquecer as quentinhas fica cada vez mais próxima e real. Depois dessa, não duvido de mais nada nessa vida. Geeeeente... estou me sentindo uma quase Mãe Diná.

Tomara que o dinheiro que as companhias economizarem seja investido na segurança dos voos para que cheguemos de estômago forrado e, principalmente, vivos ao destino.

* não leu?! Como não?! Então, vejam texto completo aqui:
** O Estado de São Paulo, terça-feira, 09 de junho de 2009, anos 130, n° 42238, Caderno Viagem & Aventura
***E os constipados nunca imaginaram que um dia levariam alguma vantagem na vida!! Taí, gente de sorte!

Um comentário:

Regis disse...

"senhor, e senhora, eu podia estar roubando, eu podia estar matando, eu podia estar caindo, poderíamos estar caindo, mas eu estou aqui pedindo uma colaboração, senhor e senhora. um centavo, cinco centavos, dez centavos, senhor.... e senhora..."