domingo, 7 de fevereiro de 2010

Miojo Gourmet (...oi?!)


Um amigo meu disse certa vez que as palavras miojo e delícia não cabem na mesma frase. De barriguinha e geladeira cheias, pode até ser que essa combinação soe deveras estranha, maaaaas... pensando naquele dia de fome-de-leão-selvagem-sem-zebra-dando-sopa (traduzindo: fome animal, combinada com geladeira e despensa fazendo eco de tão vazias)... aquele miojinho esquecido e desprezado não só cabe na mesma frase como ainda combina com divino, magnífico, gourmet!

Os fiéis leitores desse blog devem estar notando uma certa semelhança nessas palavras, pois não?! Sim, sim... já falei do miojo e de sua aparente incompatibilidade com a palavra delícia, mas é que no post Use apenas em casos de emergência* havia dito que 'em breve'** daria dicas sobre como dar uma melhorada nesse salvador da pátria... e esse dia chegou***!!

Miojo suave e cremoso - em um prato fundo, coloque cerca de 150ml de água filtrada e leve ao micro-ondas por 1min. Abra, coloque o miojo e deixe mais 30seg. Abra, vire o bloco de miojo, dê uma desmanchadinha com o garfo e deixe mais 30seg. Termine de desmanchar os fios que insistem em ficar unidos aos parceiros e deixe mais 1min. Prove. Está al dente?! (kkkkk!!) Digo, está a seu gosto?! Se estiver, retire do micro, escorra cuidadosamente o excesso de água (se ainda restar) e... hora de do toque gourmet (hehehehe): ao macarrão, misture duas colheres de sopa de requeijão (uso o Danúbio zero), 1/4 do pacotinho do tempero que vem junto com o macarrão e (se não for pedir demais pra geladeira...) 1 colher de sobremesa de queijo parmesão ralado. Prontinho!

Miojo carbonara - (não é piada!) antes de qualquer coisa, corte alguns pedacinhos de bacon e leve para fritar (no micro-ondas) embrulhado em vááááááárias folhas de papel toalha. Ficou crocante?! Ótimo, reserve! Repita o passo a passo da receita anterior, mas antes do último minuto, quebre um ovo sobre a pasta (pasta não no sentido nona, no sentido meleca, mesmo!), dê uma bela misturada, adicione o bacon e volte ao micro por mais 1min. Adicione queijo parmesão a gosto. Prontíssimo! Quase um milagre! (Ah, pode descartar o pacotinho de sódio... digo, de tempero que vem junto!)

Miojo colorido - repita o modo de preparo básico do miojo como na primeira receita. Ao final, adicione 1colh. de sopa de milho, 1 de ervilha, algumas azeitoninhas picadas e salsinha picadinha a gosto. Se achar necessário adicione os problemas renais... digo, o pacotinho de tempero, mas acreditem, já há sabor suficiente nesses ingredientes adicionais.

Miojo-pura-ousadia-tipo-mata-nona-do-coração - sabe aquele molho divino que você fez num momento de súbita inspiração e congelou a sobra para um momento de extrema necessidade?! Chegou o momento dele! Descongele-o no micro-ondas. Ah! Você vai precisar de pelo menos 1xíc. e 1/2 desse molho, ok?! Adicione mais 1/2xíc. de água filtrada. A essa mistura, adicione o miojo. Sim, você irá cozê-lo (!) diretamente no molho! Faça aquele passo a passo de 1min., 30seg., 30seg. e 1min. Cubra o prato enquanto cozinha... do contrário, você terá um trabalho do cão para limpar a sujeirada de molho por todo lado! Terminado o tempo, prove. Está kkkkkk al dente?! Está comestível?! Adicione umas folhinhas de manjericão, o queijinho ralado e tã-nam! Está pronto!


Lembrando a todos que as 4 receitinhas foram testadas e, acreditem, ficaram boas!! Mas claro... à todas elas foi adicionada uma dose extra de fome!! hehehe

Se alguém se aventurar a provar com a própria fome, me digam o que acharam!

Bom, dadas as dicas... só resta uma dúvida: se há todos esses ingredientes disponíveis... por que diabos não fazê-las com macarrão de verdade?! Resposta: ...sabe Deus!



* interessou-se por tão rico tema?! leia o que falei anteriormente sobre o miojo: http://claraemneve.blogspot.com/2009/06/use-apenas-em-casos-de-emergencia.html

** não trataremos aqui sobre a relatividade do tempo, ok?!

*** reparem que hoje não é dia 1° de abril!

5 comentários:

Maria Aparecida Burato Hiraoka (maburato@hotmail.com) disse...

Oi Fabi, tudo bem???? Então concordo com você, que em algumas ocasiões o miojo se torna o mais requintado de todos os pratos.. kkkk Fica bom também substituindo o "tão maravilhoso tempero pronto" por missô, após cozido com um tantinho mais de água, pra ficar caldinho, sabe né, dai acrescenta-se uma cebolinha verde e está pronto, um miojo com toque oriental.... kkkk Beijocas e fique com Deus

Cris Ventura disse...

Ei, fabi, adororei as dicas de miojo...Bom para os pequeninos que adoram macarrão e na pressa as dicas ajudam a deixar o mijex mais gostoso...E parabéns por aparecer no panelinha, que legal! beijos!

Ricardo disse...

Putz! Fabi, Miojo é ração de emergência (tanto que algumas vezes preferi comê-lo sem cocção. Pelo menos é crocante!:D).

Unknown disse...

Maria! Boa ideia essa do missô! Geralmente como missoshiro puro, mas com o macarrãozinho do miojo deve ficar inteessante!
Obrigada e amém!!
*
Cris, você respondeu a minha cuja única resposta que encontrei foi: Sabe Deus! Às vezes, as crianças não estão nem aí se tem outra coisa para comer, elas querem mesmo é o miojinho!! hehehehe Não tenho filhos ainda, mas já fui criança... e era isso mesmo!
(Menina, me encho de orgulho por ter aparecido no panelinha e por ter você como minha leitora!! Duas honras)
*
Ricardo, tô bege! Jura que você come miojo cru?! Falaremos sobre isso em breve oportunidade, ok?!
*
Bjs a todos!

Chéri disse...

Ei, baby.

Por aqui eles chamam o miojo de "pasta chinesa", apesar de ter sido criado no japão (aliás, tenho um post sobre essa confusão oriental em Paris vem aqui: http://cheriaparis.blogspot.com/2008/06/arigat-monsieur.html)

Bom, mas esse não é o objetivo do comentário. O objetivo é dizer que continuo não acreditando na possibilidade de se colocar "miojo" e "delícia" na mesma frase. Ou "pasta chinesa" e "gostosura". Ou qualquer uma de suas variantes.

Comer miojo eu como, igual a todo mundo, mas consciente do papel de salvação alimentar (vulgo tapador de buraco estomacal) da iguaria.

Beijocas!