domingo, 9 de março de 2008

Buenos Aires Café - Paraty

Andando pelas encantadoras ruas do centro histórico de Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro, encontrei a Argentina! Mais precisamente, Buenos Aires (Rua Dona Geralda, 44 "a" - Centro Histórico de Paraty, Rio de Janeiro), o café de uma simpática e sorridente argentina de cabelos bagunçados e um incessante portunhol para convidar os passantes a adentrar as portas de seu estabelecimento.
Nada ali é convencional. Começando pela decoração: uma mistura vertiginosa de móveis rústicos (não há dois pares de cadeiras iguais), espelhos, castiçais, objetos antigos, bandeiras da Argentina, camisas da seleção argentina de futebol e fotos, muitas, muitas fotos do Boca Jr. (a dona do café foi fotógrafa oficial do time do Boca), principalmente do Maradona (urgh!). O único item contemporâneo do lugar é um computador que fica repetindo fotos de paisagens argentinas e, adivinha, do Boca!

O cardápio? "Lo cardápio soy yo!". Lá vem a argentina trazendo um maço de papéis de todos os tamanhos e texturas, com textos pouco, ou quase nada, esclarecedores sobre o que a casa oferece; dentre as parcas informações, vale dizer, não há valores! Enquanto se tenta descobrir o que se irá comer e/ou beber, a argentina faz uma continuação tagarelada do cardápio. Ela fala, fala, explica, oferece, gesticula, conta como prepara cada prato e haja portunhol!!

Medo. Para não arriscar muito, o chocolate quente foi a escolha, que, assim como todo o resto, não poderia ser comum. Ela começa dizendo que vai demorar porque o preparo é artesanal e o chocolate deve ser derretido lentamente, até atingir a temperatura ideal para que se chegue a textura e resultado perfeitos. Ansiedade. Quando finalmente fica pronto, lá vem a argentina trazendo a canequinha e uma bandeja repleta de potinhos e vidrinhos* de diversos tamanhos com licores artesanais, chocolates aromatizados, essências e líquidos extraídos de ervas, tudo para personalizar a bebida servida e completar a alquimia. Cada bebida é única. Cada um prepara a seu gosto. O meu chocolate aromatizei com licor artesanal de menta. Ficou delicioso! Exclusivo. Uma experiência se não única, no mínimo curiosa.

Vale a pena! Então, fica a recomendação: indo à Paraty, não deixe de conhecer a argentina! Nem só de peixe e frutos do mar vive a gastronomia de uma cidade litorânea!


*todos reutilizados de outras coisas como maioneses, geléias... e espero, sinceramente, que sejam apenas de alimentos!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

A todo vapor!

Morgs!