sábado, 1 de março de 2008

Branquinho Básico!

É irrefutável: somos seres mamíferos e por isso o leite é nosso primeiro e único alimento durante os primeiros meses de vida. À medida que vamos crescendo e envelhecendo, o bom e velho branquinho passa por fases de amor e ódio em nossos paladares. Há quem seja um verdadeiro bezerro durante toda a vida, mas também há os que torçam o nariz para o leitinho.

Nos últimos anos, os estudos sobre alimentos têm espocado por todas Universidades do mundo. De quando em quando elegem os heróis e vilões do momento e, evidentemente, o pobrezinho do leite não ficou de fora. Houve quem dissesse que se podia excluí-lo da alimentação sem prejuízos ao organismo, mas, só para não perder o costume, nenhum estudo a esse respeito foi conclusivo. Bem ou mal, o fato é que o leite faz parte da alimentação de 99% das pessoas e enquanto ninguém conclui algo que se possa ter certeza, vamos bebendo o que a vaquinha nos oferta.

Aliás, formas de tomar leite é que não faltam. Até mesmo aqueles que dizem ter nojinho, aposto que têm uma forma preferida de disfarçá-lo. Uma boa xícara de café com leite acompanhando um pedaço de bolo de fubá recém-saído do forno* numa tarde fria. Um copo gigantesco de milk-shake de chocolate num dia quente! Leite na vitamina de frutas com aveia para aqueles dias que não dá tempo de almoçar direito. Leite frio molhando o bolo quente de chocolate**. Leite com canela pra curar todos o males: de gripe a dor de cotovelo! Sem contar o leite com cereal, o leite puro gelado e docinho, o leite em nove entre dez receitas de qualquer coisa. Mil formas de tomar leite.

E tipos! Quantos tipos! Se há alguns anos o leite se limitava aos saquinhos ou às caras caixinhas longa vida nos balcões de padarias, hoje há corredores inteiros nos supermercados para acomodar tanta variedade. Além do integral, há o semi e o desnatado***, há também o de soja, o de cabra e o de pedra (hehehe). E os sabores?! Tem o prático, delicioso, cremoso e calórico sabor chocolate, e as centenas de variedades e combinações de frutas. Inventaram até um tal de sabor soda-cáustica, mas parece que esse não pegou muito!! Opções não faltam!

Quem nunca tomou um copo de leite numa noite de insônia? Se nunca o fizeram, que tal tentar?! As vovós já diziam (e elas sempre têm razão): um bom copo de leite é capaz de fazer maravilhas!



*embora o café purinho seja insuperável!!!
**água na boca!!

***vale lembrar que o leite desnatado é o mais rico em cálcio, heim?!

Nenhum comentário: