domingo, 17 de agosto de 2008

Um belo macchiato para chamar de seu!!

Macchiato é um café manchado de leite. Oooooh!! Antes que pensem que se trata de um mero café com leite, um pingado, explico, há apenas espuma de leite colocada delicadamente sobre o café. Tal frescurinha confere leve cremosidade à bebida, sem que o intenso sabor do café seja diluído no leite. É quase poético! É poético e gostoso... e dá pra fazer em casa!!


Os cafés, com suas lindas e eficientes (ou nem tanto) máquinas de espresso, têm, obviamente, vaporizadores super potentes capazes de transformar qualquer barista num Ferran Adrià dos leites vaporizados. Em casa, no entanto, não é tãããããão simples assim transformar leite em espuma. É preciso que se tenha instrumentos específicos para tal. Calma, calma!! Contenha sua vontade de encomendar uma máquina de espresso italiana naquele site de compras... guarde já seu cartão de crédito e vá ao supermercado, com os trocadinhos que tem na carteira, dirija-se à seção de utilidades domésticas e encontre um mixer bem sem vergonha movido a pilhas(também conhecido como misturador multiuso ou misturador de bebidas*) , que custa uma ninharia e faz o serviço direitinho!!


Já em casa, com suas finanças a salvo de perigos, faça um café bem forte**. Enquanto o café passa, aqueça cerca de meia xícara de café de leite integral***. Quando estiver quase fervendo, hora de colocar seu mixer pra funcionar! Coloque o equipamento (!!) em contato com o leite e veja a mágica acontecer. Em poucos segundos você terá uma graciosa espuma de leite caseira. Coloque o café numa xícara, caneca ou cumbuca de sua preferência, adoce, se, como eu, preferir as coisas doces da vida, e, com auxílio de uma colher, recolha a espuminha do leite e coloque delicadamente sobre o café. Prontinho!! É só se deliciar.

Não é necessário usar toda a espuma, nem o leite restante. A idéia do macchiato é, como próprio nome diz, marcar o café com um branquinho. Também não é necessário misturar a espuma ao café, afinal, parte da mágica está justamente na mistura sutil ocasionada na passagem do café pela espuma de leite quando sorve-se a bebida. Caso queira, pulverize canela ou chocolate em pó sobre a espuma... mas saiba que estará descaracterizando seu macchiato... ou apenas, deixando-o ainda mais gostoso!! Deixe seu barista interior vir à tona!




*muito embora, com sua super potência de 3volts, ele seja capaz apenas de vaporizar leite e fazer cosquinhas na clara de ovo, sem que esta se transforme em neve...
**uso uma colher de sopa bem generosa (beeeeem generosa) de Melitta Forte para 100 ml de água.
***infelizmente, leite desnatado não vaporiza bem, afinal é a gordura que faz o branquinho espumar... mas é tão pouquinho que o colesterol nem se dá conta!!




3 comentários:

Regis disse...

hm, será que dá pra fazer um achocolatado assim espumado??? que delícia!!

Marina disse...

Meu Deus, é bem simples mesmo!
Ai, Fabi, a verdade é que eu ODEIO café. Só gosto do cheiro! rsss
Mas o marido adoraaaaa! Vou fazer pra ele!
beijinhos

Unknown disse...

"...xiii, xiii, Café, não chora... ela não disse por mal... não é nada pessoal, além disso, o marido dela gosta... você é bem vindo na casa da Marina, calama, calma!!!"


hehehehhe...ainda fico bege quando encontro quem não gosta de café!!! Mas, acredite, também já odiei café e pior, não podia nem com o cheiro!! Hoje, sou uma viciada declarada e nem sei dizer desde quando! Minha mãe fica boba de lembrar que eu reclamava até do cheiro que tomava conta da casa... Ainda tenho fé de que um dia você irá descobrir os prazeres desse pretinho!!

Bj!

Miguelito, confesso que não fica a mesma coisa com achocolatado, pois falta o ingrediente principal: café! Mas fica um leitinho com Toddy bem cremosinho... fica bonzinho, sim!