domingo, 8 de junho de 2008

Bolo Capuccino!!

E não é que fazia um século e meio que eu não publicava uma receitinha??!! Para reparar o deslize, aí vai uma receita com todas as dicas possíveis para que ela dê certo!! Ontem, estava com vontade de comer bolo de chocolate (como sempre!!), mas quis agregar outros sabores. Pensei logo no café... humm... chocolate, café... por que não colocar também canela?! Resolvi, então, unir o útil (?) ao agradável para levar ao forno um cheirosíssimo bolo capuccino. Para dar um toque de crocância, coloquei nozes picadinhas. Deu água na boca?! Veja como é facinho de fazer:

1 ovo;
3/4 de xícara de chá de café beeeeeeem forte;
1/4 de xícara de chá de leite desnatado (caso prefira, use o integral...fazer o quê?!);
1/2 colher de sopa de margarina light (vale o mesmo conselho...);
4 colheres de sopa de açúcar light para forno e fogão (...mas se não tiver, use o açúcar gordinho, coloque 7 colheres... este não é um bolo muito doce);
3 colheres de sopa de cacau em pó (caso opte por achocolatado em pó, use 4 colheres e diminua uma de açúcar pois esses achocolatados já contêm açúcar na composição);
1 colher de sobremesa rasa de canela em pó;
1 xícara bem cheia de farinha de trigo (costumo fracionar, uso 1/2 xíc. de farinha branca e 1/2 de integral);
1 colher de sobremesa de fermento em pó;
5 ou 6 nozes picadas grosseiramente.

Antes de qualquer coisa, faça a parte mais chatinha: unte a assadeira. Como é uma receita pequena, usei uma fôrma de bolo inglês (21x9,5x4,5cm). Em seguida, numa tigela, misture a farinha e o fermento em pó (use um fuet*) para que fiquem bem distribuídos. Esse pequeno cuidado fará com que seu bolo cresça de maneira uniforme. Em seguida, no liqüidificador, coloque o ovo, o café, o leite, o cacau em pó, o açúcar, a canela em pó e a margarina. Bata por aproximadamente 1 minuto; isso irá aerar o líquido, contribuindo para o crescimento do bolo. Em outra tigela, coloque o líquido e, com o auxílio do fuet, vá agregando, aos pouco, calma e tranqüilamente, com muita delicadeza, a farinha que já foi misturada ao fermento. Por último, coloque as nozes picadinhas e dê a derradeira misturadinha. A massa deve ficar homogênea, cheia de bolhinhas (...sinal de que o processo de fermentação já começou!!!! O que significa que seu bolo tem grandes chances de crescer!!!!!). Não se assuste, a massa é meio líquida mesmo, mas, caso ela tenha ficado líquida demais por causa do tamanho do ovo**, coloque mais uma ou duas colheres de farinha de trigo e vá misturando com a mesma delicadeza de outrora***. Coloque essa maravilha de massa na assadeira e leve ao forno médio por aproximadamente 40 minutos. Assei no forninho elétrico e como a resistência fica bem pertinho da massa, depois de 20 minutos coloquei papel alumínio, delicadamente, sobre a fôrma para que não ficasse bronzeado demais por cima e cru no meio, mas cada um sabe o forno que tem, então vale o teste do palito depois de 30 minutos. Enquanto espera, passe um café fresquinho para acompanhar a espera e, depois, o bolo!! Fica delicioso, acredite: massa saborosa e bem molhadinha. Aaah... no dia seguinte ele fica ainda melhor ... o difícil é sobrar!!

DICAS INCRÍVEIS PARA ANOTAR E USAR SEMPRE:
1- quando o bolo for de chocolate, unte a assadeira com margarina ou manteira e, ao invés de usar farinha para polvilhar, use chocolate em pó, achocolatado ou cacau em pó. Assim, quando você desenformar, ele ficará todo pretinho, sem aquele branco do excesso de farinha!! Genial!!
2 - sempre que for fazer bolo, utilize ingredinetes em temperatura ambiente e o leite, água, café ou outro líquido que a receita pedir, amorne antes de usar. Isso irá adiantar o processo de fermentação. A massa não levará tanto tempo para esquentar no forno, desse modo ele não desperdiçará o calor que deve ser usado para fazer seu bolo crescer feliz e satisfeito!!

*nome chique para o batedor de arame;
**isso é realmente um problema e já foi abordado nesse blog em: http://claraemneve.blogspot.com/2008/02/uma-receita-da-minha-me.html ;
***quais as chances de você ler "outrora" numa receita de bolo??!! Só mesmo em uma receita escrita por uma ligüista, né?!

Um comentário:

Lílian disse...

Genial mesmo esta idéia do chocolate na forma!