quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Caldo Verde Light


Parece que o frio não vai embora tão cedo! Como não dá pra pegar um avião (...hummm... comentário de múltiplos sentidos atualmente!) e ir pra Bahia pegar um solzinho, melhor encontrar vantagens nessa onda de friaca!
Além de ser ótima desculpa para tomar um bom vinho, as temperaturas mais baixas tornam a cozinha (com forno ligado!) um ambiente muito convidativo, ainda mais quando se está com uma súbita vontade comer um caldo verde bem quentinho!
Eis um caldo que só tem vantagens: alimenta muito bem e é muito prático e rápido de fazer, além disso, leva couve na receita! Perfeito... desde que sejam feitas algumas adaptações!
Encontrei diversas receitas de caldo verde e a maioria quando não levava lingüiça, era o bacon que estava ali para engordurar a história. Concordo que ambos sabores são maravilhosos e fazem a diferença no preparo de um prato, mas comer essa quantidade de gordura à noite?! O mínimo que se pode esperar é uma bela azia na hora de dormir. Como o objetivo não é esse, substituí o parzinho gordurento por algo de sabor tão marcante quanto e tão light quanto uma modelo de passarela: peito de peru defumado! Além de outros toques de sabor... passemos à receita:

2 batatas médias
¼ de cubo de caldo de carne (ou galinha, ou legumes, ou qualquer um que tiver na geladeira!)
2 folhas de couve manteiga cortadas em tirinhas beeeem fininhas
1 colher de sopa de salsinha picada
2 fatias de peito de peru defumado light (recomendo o da Sadia por ser muito mais saboroso que os demais)
1 dente grande de alho

Cozinhe, na panela de pressão, as batatas descascadas e cortadas em cubos grandes, juntamente com o caldo de carne, em aproximadamente 250 ml de água, por 5 minutos (marque o tempo depois que a panela pegar pressão). Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. Assim que as batatas estiverem cozidas (espere a panela esfriar sozinha, não force colocando embaixo da água... tenha paciência!), despeje-as com água e tudo no liquidificador e bata por 30 segundos, reserve. Na mesma panela (economize louça!), frite o alho em 1/5 de uma colher de sopa de óleo (...só de enfeite... não precisa usar uma lata de óleo pra fritar um dente de alho... a receita é light!), adicione o peito de peru, refogue rapidamente, adicione a couve e a salsinha, refogue até que a couve murche e reduza. Acrescente o conteúdo do liqüidificador e mexa. Cozinhe por um minuto. Se gostar, rale um pouquinho de noz moscada e mexa (amo!). Prove o sal (lembrando que o caldo de carne já tem bastante!). Se achar que ficou ralo, dissolva 1/3 de colher de sopa de farinha de trigo em um pouquinho de água (o suficiente para dissolver a farinha) e despeje na panela, mexendo sempre, até engrossar. Se, por outro lado, achar que ficou grossa demais, ferva um pouquinho de água a parte e vá acrescentando até chegar no ponto desejado. Se não ficar satisfeito mesmo assim, faça um sopão Maggi e deixa essa coisa de cozinha pra quem gosta!! Hehehehehe Para finalizar, já no prato, despeje um fio de azeite e salpique um pouco de queijo ralado. Prontinho! Cobertor sobre as pernas, cachecol e touca acompanham bem esse prato!

Um comentário:

Petruska disse...

Amei a receita!